O que é a RedJIAI?

Os membros da rede entendem que a participação da sociedade civil cresce a cada dia, influindo ativamente em atividades políticas, econômicas, sociais e culturais. Por um lado, tal fenômeno tem ocasionado mudanças na forma de produzir, divulgar, aceder e conhecer informações de interesse social, sobretudo àquelas relacionadas às atividades governamentais. Por outro lado as mudanças relacionadas a tais informações retroalimentam o fenômeno. Entende-se como fundamental a criação e implementação de uma legislação equilibrada que reconheça os direitos dos cidadãos quanto ao acesso a esse tipo de informação, de modo transparente e efetivo, para o que é vital o apoio das novas tecnologias. Essa agenda está na ordem do dia da América Latina, região tem realizado enormes avanços na proposição, aprovação e efetivação de leis relacionada ao acesso à informação.

A RedJIAI surge após a realização das jornadas de Medellín (ver página aqui), como uma ação para melhor agregar e organizar as pessoas interessadas no debate sobre o tema do acesso à informação, as quais já vinham trabalhando de modo compartilhado desde o simpósio do Chile de 2010 (ver página aqui). Em 2015, nas jornadas do Uruguay (ver página aqui), se aprova um documento programático sobre a necessidade de restabelecimento da verdade sobre a violação de direitos humanos, como um elemento necessário para as atuais políticas de aceso à informação na América Latina (ver nota sobre a Carta de Montevideo aqui).

A rede vincula-se ao movimento Internacional del Conocimiento (acesse aqui o portal do movimento), cujos objetivos gerais são assim definidos:
  • Contribuir com o diálogo e intercâmbio entre diversas disciplinas.
  • Fomentar a discussão sobre a tarefa intelectual em uma Amárica Latina atrasa, no marco do Bicentenario.
  • Gerar um grande movimento de coordenação que agregue pessoas e instituições que produzem e difundem o conhecimento para desenvolver as forças produtivas intelectuais
O movimento Internacional del Conocimento propõe, entre outras coisas articular uma rede de profissionais do conhecimento e da informação, transcendendo partidos, nações, associações, disciplinas e instituições. Uma grande rede que, acima das crenças e ideologias, se compromete com a qualidade do conhecimento e honestidade intelectual, convicta que estas são as chaves para o bem estar da humanidade, particularmente para a América Latina e o Caribe. Tais ideais foram melhor expressas em 2010 em um manifesto que pontuou 10 itens básicos para viabilizar a proposta (acesse aqui o compromisso intelectual 2010). 

Uma das revindicações imediatas de tal compromisso (ver itens 2 e 3 no final da página 4 aqui) é a adoção do bilinguismo espanhol-português, sem necessidade de tradução, nos encontros, publicações e fóruns científicos especializados iberoamericamos. Razão pela qual a RedJIAI se permite produzir, divulgar e aceitar documentos, textos e quaisquer outras contribuições em qualquer desses idiomas, indiscriminadamente, repeitando, obviamente, a uniformidade de cada documento.

O movimento da Internacional del Conocimiento tem impulsionado uma grande quandidade de eventos e redes mais específicas, como é o caso da rede Diálogos en Mercosur (ver portal aqui)., criada com o objetivo de estimular a produção e o acesso à produção intelectual latinoamericana, tendo se convertido em uma rede mais verticalizada, aglutinadora de pequenas redes . A RedJIAI se fez representar no evento organizado pela Diálogos en Mercosur, em 2014, na Colômbia, aportando reflexões sobre o papel das redes na transformação do conhecimento (veja post aqui), com a sólida perspectiva de que é cada vez mais necessária a articulação e consolidação de espaços latinoamericamos de produção intelectual de alto nível científico.

A ideia de "jornada" relaciona-se com o objetivo de sempre trabalhar abertamente, debatendo e discutindo questões em uma perspectiva muito ampla, tanto do ponto de vista disciplinar, como no tipo de comunicação. 

A perspectiva multidisciplinar relaciona-se ao objetivo de promover reflexões constantes sobre a relação entre o acesso à informação, democracia, desenvolvimento social e cidadania, a partir de diferentes disciplinas, tais como Arquivologia, Biblioteconomia, Ciência da Informação, Comunicação, Direito, Economia, Geografia, História. Sociologia, Tecnologia, e muitas outras. Todos os eventos já realizados relacionados com a RedJIAI, sempre contaram com ampla diversidade de áreas no perfil dos participantes e dos trabalhos apresentados e discutidos.

Sob a ótica do tipo de comunicação, a RedJIAI busca sempre trabalhar na prática em ambientes horizontais e interativos. Os eventos presenciais dão ênfase ao debate amplo, com tempo suficiente, de ponências, palestras, mesas-redonda, conversatórios etc. Entende-se que o público é parte vital das jornadas e das reflexões, devendo participar ativamente de todo o processo. Nos espaços virtuais, toda a correspondência eletrônica é divulgada amplamente, sem endereços ocultos, para que se possa realizar uma comunicação de tod@s para tod@s. A rede ainda se vale da comunidade do Facebook do Blog Iberoamericano de Enseñanza Archivistica Universitária (BIEAU - acesso aqui), ambiente de comunicação 4.0 de livre inserção de conteúdos e comentários. O BIEAU também apoia a rede na divulgação de posts e na organização de páginas dedicadas ao tema do acesso à informação (ver posts aqui e páginas aqui aqui).

Nenhum comentário :

Postar um comentário