Portal da Transparência do Chile

Após um ano do seu lançamento, o Portal da Transparência do Chile é um sucesso. Administrado pelo Conselho para a Transparência, o portal provê informações que cobrem 46% da administração pública: 184 dos 345 municípios e 128 das 327 agências do governo federal. Órgãos independentes como o Poder Judiciário, o Senado, a Câmara dos Deputados e a Controladoria Geral da Republica também decidiram aderir à plataforma virtual e estão sendo integradas gradualmente.

No Portal da Transparência, o cidadão pode, por meio de um login e senha, solicitar informações públicas aos organismos regulados pela Leia da Transparência e acompanhar suas solicitações, ver as informações publicadas pelos organismos no Portal e fazer uma reclamação sobre o não cumprimento à Lei da Transparência. Em um ano, o Portal já contabiliza mais 10.200 solicitações de acesso à informação pelos cidadãos, sendo 77% delas respondidas em uma média de 20 dias corridos.



O Portal da Transparência do Chile pode ser acessado em http://www.portaltransparencia.cl/PortalPdT/.

Saiba mais sobre o Portal no Consejo para la Transparencia.

Um comentário :

  1. Comentario recibido por e-mail:

    De: Alessandro Chiaretti
    En: 14 July 10:38

    Buena iniciativa. Cuando empezó habían muy pocas administraciones en el portal, pero han aumentado mucho. Unos de los que menos cumplen en transparencia en Chile son los municipios, pero gracias a esta iniciativa, parece que está empezando a mejorar ese aspecto. Muy interesante también que publican información como datos abiertos y con varias visualizaciones predefinidas.

    ResponderExcluir